terça-feira, 9 de abril de 2013

Comida Filandesa - Parte 2 ! Sobremesas !

Fiz um post sobre comida finlandesa a muito tempo atrás (clique aqui para ler a parte 1), nem tinha vindo pra Finlândia ainda, mas agora achei legal falar mais um pouco sobre o assunto. Depois de provar tudo quanto é tipo de comida aqui cheguei a uma conclusão geral, o açucar não adoça e o sal não salga !

Partindo desse pressuposto  você pensa, como será a sobremesa então ? Bem eu sou rata de doces, então achei que depois de provar alguns doces, e até mesmo o açucar do café e achar que não existia açucar na Finlândia, mesmo tendo me acostumado um pouco, as vezes fazia falta... Até que ...

Descobri o paraíso em forma de doce, e se chama bolo da princesa, ou prinsessa kakku ! É possível provar essa maravilha dos deuses vikings em qualquer mercado, por uma média de 5,00 euros você compra um bolo de 500 gramas. A criação creio ser originalmente suéca, mas é extremamente popular por aqui.

Encontrei online (em inglês) um blog ótimo que fez um post sobre o bolo da princessa, conta toda a história de sua criação, e da a receita atual que difere em quase nada da original de 1900 e-lá-vai-bolinha. (Confira aqui ). É feito básicamente de massa, geléia de morango ou framboesa, creme de chantilly, e cobertura de marzipan.



( Eu tinha escrito muito mais, mas por algum motivo idiota o blog não salvou, mas prometo voltar aqui daqui a pouco, e reescrever o resto desse post falando de mais sobremesas finlandesas. )

Um comentário:

  1. Não sabia que voc~e tinha desenterrado o blog.rs
    Amei o layout,bonito. É de sua autoria Cris?

    Vou voltar umas páginas e ler as atualizações recentes. Beijos e não some,continue postando.
    Pena que a comunidade no Orkut estagnou,era tão movimentada na época,todos no caminho pra seguir viagem e encontrar uma família.
    Abraços! Kelly.

    ResponderExcluir

Comente aqui !!!